Mindfulness para Zumbido

O que é Mindfulness?

Mindfulness é um conjunto de práticas que inclui meditação e que apresenta respaldo científico. Conhecido no Brasil como atenção plena, este método te ajuda a viver no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro te afetarem, tornando sua mente mais desperta e saudável. Através do treinamento de Mindfulness aprendemos a viver sem julgamentos e a perceber nossos pensamentos, sensações corporais e emoções no momento em que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou negativa. Com isso, aprendemos a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos.

 

Como o Mindfulness ajuda no zumbido?

Se você apresenta:

– Dificuldades de lidar com o zumbido
– Sintomas de ansiedade, depressão e irritabilidade
– Medos em relação ao zumbido
– Dificuldades para dormir, ler, trabalhar, ter vida social ou focar nas suas atividades devido ao zumbido
– Hábito de se queixar do zumbido para outras pessoas

A prática de Mindfulness pode te ajudar a lidar de forma mais tranquila com estes desafios, proporcionando melhor qualidade de vida. Em países da Europa e nos Estados Unidos a prática de Mindfulness em pessoas com zumbido tem sido bastante difundida, mostrando excelentes respostas na diminuição do volume do zumbido e nas repercussões que o sintoma pode trazer na vida das pessoas, como mostram as pesquisas.

 

Como funciona o curso?

O curso é feito em grupo e online, utilizando o aplicativo de videoconferência Zoom, no seu celular ou computador. Este aplicativo é acessível e fácil de usar. No primeiro dia serão passados todos os conceitos teóricos e práticos de Mindfulness, além da parte educativa sobre zumbido por 2h. Em seguida iremos acompanhar todo o processo de prática dos participantes por 8 semanas (1 reunião virtual por semana de até no máximo 1h30min), oportunidade em que serão esclarecidas todas as dúvidas e serão passadas as orientações necessárias, como práticas de meditação do tipo mindfulness, os exercícios didáticos psicoeducativos, e as sugestões de exercícios para casa. Durante as sessões, vamos promover diálogos que facilitam a compreensão de mindfulness a partir da experiência prática, com a intenção de estender as habilidades treinadas ao contexto cotidiano dos participantes. Durante o curso são disponibilizados recursos didáticos como áudios das práticas guiadas e a apostila do participante, com materiais complementares.

 

Para quem é este curso?

Para pessoas que apresentam zumbido, independente da causa e do tempo do sintoma, e que têm a intenção de conviver melhor com o sintoma, ganhando qualidade de vida.

 

Depoimentos de quem já pratica:

“Já fazia meditação antes, mas só comecei a praticar o mindfulness após a orientação da Dra. Carina. Esta foi uma das primeiras ferramentas que utilizamos para o tratamento do meu zumbido e os resultados tem sido muito significativos. Além de aumentar a concentração para as diversas atividades do dia a dia, a prática me auxiliou no controle da ansiedade, do estresse e principalmente na forma em como eu percebo o zumbido. A nossa consciência corporal aumenta, nosso autoconhecimento é trabalhado e isso nos ajuda a entender como nossas emoções e nossos pensamentos podem nos ajudar a alcançar a cura. Hoje, graças ao trabalho da Dra. Carina e após algumas semanas de prática, o zumbido já não me incomoda mais e me considero praticamente curada” Jessica Tuzza.

 

“Na primeira abordagem com Mindfulness já senti um impacto positivo. As técnicas diárias de meditação formal e informal, aliás, bastante simples e que podem ser feitas em qualquer momento e lugar, aliado às rupturas de hábitos arraigados na linha piloto automático e o surgimento de novos olhares sobre as coisas, foram o motor do manejo do meu zumbido. Você sai de um estado de torpor e mesmice para um estado que nada mais é do que a Atenção Consciente. E como há coisas ao redor para serem vistas e serem feitas! Não precisa comprar nada. Estão ali, dentro da sua consciência. É um reencontro diário com você e a sua consciência. Vivenciando o Mindfulness, nem percebia o zumbido durante o dia, e só notava bem baixinho no silêncio da noite. Minha vida segue dessa forma. Estou de volta à minha autonomia. Sempre disse para a Dra Carina que ela era uma anja que apareceu na minha vida, encaminhada por outra anja (a otorrino que frequentei)” Norma Farias.

 

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